Já vi muita gente dizer:

Adoraria que meu trabalho fosse do tipo home office: trabalhar na hora que achar melhor, não ter chefe de olho em tudo que faço, não ter colegas chatos pedindo toda hora para terminar suas atividades, não ter que enfrentar trânsito para ir nem para voltar, entre tantas outras vantagens.

Mas será que trabalhar em casa é realmente só flores?

Tenho uma amiga que trabalhava em seu belo apartamento. Eu admirava aquilo e ficava a desejar coisa igual. Mas quando perguntava a ela sobre seu desempenho em casa, minha amiga só reclamava. Dizia que as vantagens eram de poder fazer suas pesquisas e planilhas de madrugada, sem o calor recifense nem o barulho dos carros na rua, como também não ter que encarar nenhum trânsito para estar em seu posto de trabalho.

Saiba também como criar uma campanha de marketing digital.

Em compensação, o chefe pegava em seu pé virtualmente da mesma forma que o meu na vida real e a cobrança por resultados pela alta administração era inclusive maior, pois consideravam que ela estaria tendo um privilégio dentro da empresa por ser home officer. Incrivelmente, as duas maiores queixas dela eram a falta de rotina e a ausência de colegas.

Sem a rotina de ter que chegar em tal hora e sair 9 novas depois ela se tornou um tanto desregrada. Sem os colegas para bater um papo rápido entre uma tarefa e outra ela se tornou um tanto solitária.

Sobre as vantagens de um home office

  • Não ter que se deslocar para o posto de trabalho justamente por já estar nele: o trânsito, nas cidades grandes, é um dos maiores fatores para o estresse moderno. Seja para quem vai de carro ou usando do transporte público, ficar horas parando e andando devagar aborrece qualquer um. Trabalhar em casa torna isso desnecessário assim como é uma vantagem para o empregador também, pois não custeia a passagem ou combustível do empregado, assim como este trabalhará com menos estresse, teoricamente;
  • Estar perto da família: pessoas que trabalham em casa podem acompanhar o crescimento dos filhos, criar cachorros, receber pessoas em casa (desde que não atrapalhem as atividades) e comer da boa e tradicional comida caseira;
  • Fazer coisas que não se fariam num escritório: trabalhar à vontade (de bermuda e camiseta), dormir um pouco quando se sentir cansado e escolher o local onde trabalhar (na sala, no quarto, no escritório próprio ou mesmo na varanda) são exemplos de coisas que não seriam possíveis dentro das dependências de uma empresa (que não seja o Google!).

Saiba como solicitar o cancelamento de uma União Estável.

Sobre as desvantagens do home office:

  • Falta de regras: para certas pessoas, a rotina de sair para o trabalho, dar uma pausa para o almoço e no final do dia voltar para casa é fundamental para ser produtivo no emprego. Tal rotina obriga esses indivíduos a serem mais regrados e organizar seus horários e suas atividades. Se você se sente desorganizado ao trabalhar em casa, este link aqui dá dicas de como organizar seu home office;
  • Falta dos colegas de trabalho: o que mais me faria falta se amanhã passasse a trabalhar somente em casa seriam os amigos que fiz na empresa. Muitas pessoas, tal qual minha querida amiga, acabam por ficar depressivas e solitárias quando se isolam dos outros por causa do trabalho. É chato trabalhar sem ter com quem conversar para reclamar do chefe!
  • Ter as tarefas interrompidas por afazeres domésticos: uma pessoa está no meio da redação de um importante relatório quando o filho entra chorando dizendo que ralou o joelho jogando bola e precisa da sua exclusiva atenção naquele momento. Se você estivesse no escritório só saberia disso quando chegasse em casa e visse o curativo na perna do garoto, e não teria perdido o raciocínio na hora do relatório.

Ainda existem outras vantagens e desvantagens. Veja este link para se informar melhor.

Veja também como ganhar dinheiro pela internet.

Elas devem ser cuidadosamente ponderadas antes da opção por um home office, pois o mesmo significa mais liberdade mas não menos responsabilidade. Se você deseja fazer seu home office, este link deve te ajudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui